:: Versão Digital
:: CAPA
:: ON LINE
:: TALKING HEADS
:: ARENA POLÍTICA
:: 10 PERGUNTAS
:: POLÍTICA
:: ECONOMIA & NEGÓCIOS
:: PERSONA
:: ÚLTIMA PÁGINA
:: FALE CONOSCO
:: VÍDEO ENTREVISTA
:: EXPEDIENTE
:: EDIÇÕES ANTERIORES

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

BLOGS
:: Blog do Eliomar
:: Blog do Noblat
:: Blog do Paulo Henrique Amorim
:: Blog do Povo Política
:: Blog do Guabiras
:: Egídio Serpa
:: Antena Paranóica
 
 
 
 


 
Destaque

Os 30 Cearenses Mais Influentes



No famoso Dicionário Aurélio o adjetivo Influente é definido como "quem influi ou exerce influência" e está associado a prestígio, reconhecimento e credibilidade.

José Carlos Pontes
Celebrada biografia de um visionário da construção

Nascido em 20 de dezembro de 1951, o engenheiro civil – formado pela UFC – e empresário José Carlos Valente Pontes é presidente de um dos maiores grupos empresariais do Ceará, a Marquise. O grupo atua nas áreas de construção civil, serviços urbanos, hotelaria, comunicação e finanças, com presença em 17 estados, gerando mais de 3 mil empregos diretos. Mas a primeira atividade de Pontes foi mesmo a construção civil, área dominada com maestria, haja vista as importantes realizações da Construtora Marquise, fundada em 1974 e que tem desde o ano 2000, a certificação ISO 9001.
Nacionalmente a construtora tem ainda as certificações PBQP-H Nível A e Quali-hab Nível em Execução de obras de edificações. Ao todo foram mais de 200 obras, com destaque para a

 

construção do Mercado Central de Fortaleza, a sede da Febem de São Paulo e os aeroportos de João Pessoa e Natal. Desde 2007, atua também na área de incorporação, em parceria com a construtora Cyrela. Vale destacar ainda as obras que estão sendo tocadas, tais como o Terminal de Múltiplo Uso do Pecém, o segundo lote do Transfor e o Vila do Mar. Além de dirigir a prestigiada construtora é membro do Conselho Consultivo do Sinduscon-CE.
Não menos reconhecida é a sua expertise com serviços urbanos, incluindo coleta e reciclagem de lixo, que em junho de 2008 lhe valeu a Medalha Boticário Ferreira Cidade de Fortaleza. Já foi homenageado também pelo Ministério da Aeronáutica, Ordem Internacional dos Jornalistas, Câmara Brasileira de Difusão das Ciências Sociais, Centro de Estudos de Ciências Jurídicas e Sociais do Brasil, Colégio Militar de Fortaleza – do qual foi aluno – e Conselho Regional dos Corretores Imobiliários. A propósito de homenagens recebidas por Pontes, vale destacar ainda os títulos de cidadão pessoense e paraibano.
Casado com Denise Pontes e pai de dois filhos, Carla e André, Pontes tem como paixões os carros antigos, participando de diversas exposições, e as motos, tendo feito em 2008 uma viagem de São Paulo a Santiago. Voltando a falar do mundo dos negócios, o mais recente desafio do empresário é erguer o primeiro grande shopping da populosa Parangaba. “Fizemos um estudo e chegamos a conclusão que na Parangaba tem uma zona de fluência terciária que abrange 1,2 milhão de consumidores. É uma área carente de lazer, de um centro comercial de compras. O shopping vai requalificar a região”, aposta.